A história do Hashi

Os palitinhos utilizados para comer em restaurantes de culinária asiática tem origem há muito tempo atrás, aproximadamente 5000 anos atrás na China, eram chamados de “Zhu”, e agora são chamados de “Kuazi”. Eram utilizados apenas galhos pequenos ou gravetos, e com o passar do tempo, o material ia se modelando, tornando-se melhor e mais resistente.
A comida chinesa foi feita para ser consumida utilizando os palitinhos, dispensando assim, outros instrumentos, como faca e garfo. Historiadores acreditam que quando inventaram os palitinhos, eles eram feitos de bambu e depois, outros materiais foram sendo utilizados, como marfim , bronze , madeira e prata. Os chineses acreditavam que os “kuaizi” de prata podiam detectar veneno na comida. Por volta de 500 D.C , a influência do “kuaizi” (palitinhos chineses) chegou nos outros paises das Ásia.
No japão, os palitinhos são chamados de “Hashi” (originalmente, “O-hashi”) e eram utilizados para cerimonias, assim eram considerados como utensílios de alto valor. Inicialmente o hashi era uma única peça de bambu, parecendo uma pinça e só em 900 D.C que tornaram-se duas peças separadas.
Curiosidade: Na China, não se batem os palitinhos nas tigelas, pois era um costume que os pedintes de rua faziam para pedir comida.
Tags: