top of page

Estilos de Caligrafia Chinesa


A origem dos caracteres chineses remonta a mais de três mil anos , a dinastia dos Shang (ou Yin). Sabemos que a escrita a partir deste momento por inscrições divinatórias gravado em ossos e cascos de tartaruga : é o Jia Gu Wen. Mais de cinco mil sinais foram indexadas , mas o significado de muitos deles ainda permanece incerto ou totalmente desconhecido. Eles são , no entanto, os ancestrais diretos dos caracteres chineses atuais. Descoberto no século passado , eles não são um estilo de caligrafia tradicional chinesa, mas certas próprios pintores como também a usá-los.

Por outro lado , a escrita que encontramos nos bronzes ( Jinwen ) da dinastia seguinte , a Zhou , nunca desapareceu. Este estilo de caligrafia é chamado roteiro Seal ( Zhuanshu ). Nós distinguishe o script grande selo ( dazhuan ) eo script pequeno selo ( Xiaozhuan ). Os grandes grupos de script selo juntos diferentes escritos (dos quais alguns personagens Jia Gu Wen , que haviam sido preservados ) utilizados antes da construção império do Primeiro Imperador em 221 antes de nossa J.-C (como o Chujian estilo caligráfico ). A partir deste momento , a política de unificação envolveu também a escrita. Um único estilo é preservada que será chamado o script pequeno selo.

Após o estabelecimento do império um novo estilo de caligrafia aparece: o roteiro oficial ou escriba Script ( Lishu ). Muito mais fácil do que personagens Escrita de Selo , pode-se escrever mais rapidamente e por isso é muito apreciado pela administração. Os personagens são muito semelhante à escrita chinesa atual e todos os chineses são capazes de ler o que nem sempre é o caso para o Script Seal, e menos ainda para Jia Gu Wen.

De acordo com o Han, no terceiro século dC aparece um novo estilo, mais elegante, chamado Script regular ( Kaishu ). Obedientes a regras rígidas que se caracteriza por uma estabilidade mais suave e grande. Este é o estilo normal, que os jovens chineses estão aprendendo a escrever.

Também de acordo com o Han, uma ligeira deformação do estilo dá à luz a um novo estilo de estilo de caligrafia : escrita cursiva ( xingshu ). Como o próprio nome indica, esta é uma versão cursiva do estilo regular de escrita que permite mais rápido , mantendo-se facilmente legível. É um estilo caligráfico em seu próprio direito.

O estilo de grama ( caoshu ) é altamente ramificada. Ele distinguiu-se por ter sido escrito sem levantar o pincel do papel em tudo, muito livre ( que muitas vezes ultrapassa o quadrado imaginário ) , e pouco legíveis. As alternativas são amplamente disponíveis.

Os seis estilos são referências na área da caligrafia chinesa. Mas muitos artistas passaram o seu próprio estilo , que reflete a sua personalidade. As obras dos velhos mestres que nos torna capazes de estudar uma gama de variações infinitas.

Destaques

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page