Estilos de Caligrafia Chinesa


A origem dos caracteres chineses remonta a mais de três mil anos , a dinastia dos Shang (ou Yin). Sabemos que a escrita a partir deste momento por inscrições divinatórias gravado em ossos e cascos de tartaruga : é o Jia Gu Wen. Mais de cinco mil sinais foram indexadas , mas o significado de muitos deles ainda permanece incerto ou totalmente desconhecido. Eles são , no entanto, os ancestrais diretos dos caracteres chineses atuais. Descoberto no século passado , eles não são um estilo de caligrafia tradicional chinesa, mas certas próprios pintores como também a usá-los.

Por outro lado , a escrita que encontramos nos bronzes ( Jinwen ) da dinastia seguinte , a Zhou , nunca desapareceu. Este estilo de caligrafia é chamado roteiro Seal ( Zhuanshu ). Nós distinguishe o script grande selo ( dazhuan ) eo script pequeno selo ( Xiaozhuan ). Os grandes grupos de script selo juntos diferentes escritos (dos quais alguns personagens Jia Gu Wen , que haviam sido preservados ) utilizados antes da construção império do Primeiro Imperador em 221 antes de nossa J.-C (como o Chujian estilo caligráfico ). A partir deste momento , a política de unificação envolveu também a escrita. Um único estilo é preservada que será chamado o script pequeno selo.

Após o estabelecimento do império um novo estilo de caligrafia aparece: o roteiro oficial ou escriba Script ( Lishu ). Muito mais fácil do que personagens Escrita de Selo , pode-se escrever mais rapidamente e por isso é muito apreciado pela administração. Os personagens são muito semelhante à escrita chinesa atual e todos os chineses são capazes de ler o que nem sempre é o caso para o Script Seal, e menos ainda para Jia Gu Wen.

De acordo com o Han, no terceiro século dC aparece um novo estilo, mais elegante, chamado Script regular ( Kaishu ). Obedientes a regras rígidas que se caracteriza por uma estabilidade mais suave e grande. Este é o estilo normal, que os jovens chineses estão aprendendo a escrever.

Também de acordo com o Han, uma ligeira deformação do estilo dá à luz a um novo estilo de estilo de caligrafia : escrita cursiva ( xingshu ). Como o próprio nome indica, esta é uma versão cursiva do estilo regular de escrita que permite mais rápido , mantendo-se facilmente legível. É um estilo caligráfico em seu próprio direito.

O estilo de grama ( caoshu ) é altamente ramificada. Ele distinguiu-se por ter sido escrito sem levantar o pincel do papel em tudo, muito livre ( que muitas vezes ultrapassa o quadrado imaginário ) , e pouco legíveis. As alternativas são amplamente disponíveis.

Os seis estilos são referências na área da caligrafia chinesa. Mas muitos artistas passaram o seu próprio estilo , que reflete a sua personalidade. As obras dos velhos mestres que nos torna capazes de estudar uma gama de variações infinitas.

Fonte: chine-culture.com

Destaques

Posts em breve
Fique ligado...

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
ENDEREÇO

Av. Europa, 136 - Jardim Europa

 Bragança Paulista - SP

12919-280

CONTATO

11 4034-0434

11 9-7549-8432 (Whatsapp)

HORÁRIOS

Almoço: 
Quarta à Sexta - Das 11h às 14h 
Sábado e Domingo - Das 11h às 15h 

Jantar 
Quarta à Sábado - Das 19h às 23h 
Domingo - 19h às 22h

SIGA O HAW-LAI